SINDICATO PARTICIPA DE IV MOSTRA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

O Sindicato dos Frentistas de Ribeirão Preto e Região participou no último dia 15 de setembro, na Prefeitura Municipal de São Carlos, da IV Mostra em Saúde e Segurança do Trabalhador. O Sindicato presidido por Joabe Valença de Oliveira foi representado pelo diretor Vanildo Custódio de Souza. O encontro foi provocado pela Intersindical de São Carlos que sempre busca melhores condições de trabalho para suas categorias e ainda a prevenção aos acidentes de trabalho.

A equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/ Araraquara) fez uma explanação sobre o processo de adoecimento, a importância da Notificação e o papel dos Sindicatos. A importância de se preencher corretamente o Relatório de Atendimento ao Acidentado do Trabalho (RAAT) e da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). A equipe alertou que as doenças ocupacionais são muito pouco registradas e merecem maior atenção. Em São Carlos de janeiro a 31 de agosto de 2017 foram registrados 282 acidentes de trabalho, mas na maioria sem especificar o tipo. É necessário também que o próprio trabalhador procure o Sindicato no caso de acidentes de trabalho caso  se sinta lesado com relação aos procedimentos dos patrões quando da ocorrência de acidente.

O Sindicato dos Frentistas de Ribeirão Preto e Região reafirmou a importância do trabalho de base diário perante a sua categoria e Vanildo disse: "estamos aqui para orientar o trabalhador de seus direitos, fiscalizar e proteger o frentista, no caso dos perigos do benzeno foram feitos 5000 panfletos informativos e distribuídos para a categoria, e ainda está previsto para o começo de outubro nova campanha". O Sindicato ressaltou ainda para que o trabalhador não tenha medo e denuncie! Procure o Sindicato! Nós orientamos da melhor maneira possível para que esse trabalhador não seja prejudicado.

Esteve presente na IV Mostra a Gerente Regional do Ministério do Trabalho de São Carlos,  Dra. Consuelo de Lima e  relatou que esse ano já são 6 mortes por acidentes de trabalho na cidade de São Carlos e para ela uma das causas é a crise econômica, a jornada excessiva e a intensificação do trabalho por medo de ser demitido, atrelados o número reduzido de auditores fiscais para vistoriar 24 cidades.  Já o procurador do Ministério Público Federal do Trabalho em Araraquara, dr. Rafael de Araújo Gomes disse que a terceirização é a maior das mazelas contra o trabalhador causando aumento nos acidentes e com a Reforma Trabalhista a situação pode piorar, “Caso não tenhamos uma medida provisória com ressalvas em alguns pontos o país sofrerá muitas perdas no ambiente de trabalho”, completou.

Trabalhador Frentista procure o Sindicato em caso de dúvidas sobre seus direitos, em caso de sofrer algum tipo de assedio ou mesmo de alguma lesão em que sinta-se prejudicado, Sindicalize-se, Mantenha-se Sindicalizado, Juntos Somos Mais Fortes.