SINDICATO PARABENIZA MULHERES PELO DIA INTERNACIONAL

Parabéns a todas as guerreiras, em especial as Frentistas

Por meio de uma homenagem à nossa vice-presidente Jorgelina Rosa da Cruz , o presidente Joabe Valença e sua diretoria parabeniza todas as mulheres pelo seu dia.

São mais de 1500 mulheres que trabalham em postos de combustíveis e Lojas de Conveniência em Ribeirão Preto e Região. “As mulheres vêm conquistando espaço em uma profissão que por muitos anos foi considerada somente para homens, a ascensão feminina nesse espaço mostra que os tempos são novos e temos que dar oportunidades a todos”, disse Joabe Valença presidente do Sindicato dos Frentistas de Ribeirão Preto e Região.

De acordo com Joabe, o papel do Sindicato em relação às trabalhadoras de sua categoria é ser presente no ambiente de trabalho é fiscalizar para que não ocorra o assedio moral, as desigualdades salariais, ( a mulher na nossa categoria ganha o mesmo que o homem) o que não ocorre ainda em muitas profissões, nós contamos isso como um grande avanço, mas muito ainda temos que conquistar pelas mulheres.

Consideramos de suma importância o respeito aos direitos da gestante e da lactante, temos uma base sólida que visita os postos diariamente orientando e buscando as melhores soluções para eventuais problemas, um departamento jurídico que atende a categoria e um Sindicato sempre aberto para servir nossos trabalhadores.

Para Jorgelina que há 8 anos trabalha em postos de combustíveis e desde 2013 representa as mulheres na vice –presidência do Sindicato a conscientização deve ser constante e as mulheres trabalhadoras em postos tem que saber que tem o Sindicato como braço forte nessa luta, “ a cada dia aumenta o número de mulheres chefes de família, o mercado de trabalho está se abrindo para nós, ainda temos que quebrar muito preconceito, necessitamos de segurança em nosso ambiente de trabalho, mas com empoderamento somos capazes de conseguir, pois muitas vezes cumprimos três jornadas: como trabalhadoras, mães e esposas e mesmo assim estamos sempre com um sorriso no rosto”, completou. Parabéns a todas as mulheres.

Empoderar é um verbo que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem. A partir do seu sentido figurado, empoderar representa a ação de atribuir domínio ou poder sobre determinada situação, condição ou característica.

Juntas Somos Fortes!

Em 2010 a Organização das Nações Unidas, (ONU) lançou os Princípios do Empoderamento da Mulher, são princípios que guiam a luta de representantes sindicais na batalha pela igualdade, Conheça:

1Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
2 Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
3 Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
4 Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
5 Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
6 Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
7 Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

A luta pela igualdade continua e a mulher ainda é vítima de muita violência é necessário denunciar no 180.