QUINTA RODADA DE NEGOCIAÇÃO TERMINA SEM DESFECHO, PORÉM COM AVANÇOS

A 5ª rodada de Negociações com o Sincopetro terminou sem resultados positivos, porém com avanços. Muitos dos itens que os patrões não queriam modificar, hoje já estão sendo negociados. No dia 3 de maio haverá uma nova rodada de negociações. É importante frisar que enquanto não fecharmos um novo acordo prevalece a convenção anterior. Sendo assim qualquer direito do Trabalhador que estiver sendo desrespeitado, este deve imediatamente procurar o Sindicato. É necessário um pouco mais de paciência para que possamos fazer o melhor para nossa categoria nesse momento difícil de Reforma Trabalhista.

Importante lembrar a todos que até a penúltima reunião de negociação com os representantes não havia possibilidades de discussões, pois os discursos dos patrões sempre foram de que a nova lei trabalhista publicada no dia 11 de Novembro de 2017, possibilitaria o negociado sobre o legislado, ou seja os patrões não abririam mão de negociação entre patrão e empregado.

Portanto na quarta reunião, formaram uma comissão de representantes dos trabalhadores e outra dos patrões, pois são 16 sindicatos de trabalhadores da categoria no Estado de São Paulo e quatro representantes de sindicatos patronais.

Com a formação da comissão de negociação participaram também os advogados da FEPOSPETRO  dos sindicatos da categoria e os advogados dos patrões, durante todas as discussões os patrões alegaram as dificuldades das empresas, especialmente com objetivo de retirada de direitos trabalhistas, por outro lado a bancada de representantes dos trabalhadores da categoria jamais concordaram ou concordariam com as alegações dos empresários, especialmente referente sobre às retiradas de direitos trabalhistas conquistados durante muitos anos de lutas da classe trabalhadora.

Apesar da reforma trabalhista e da possibilidade das empresas retirarem direitos muitas pessoas são conscientes sobre as lutas dos sindicatos, por isso continuamos insistindo na defesa dos interesses e direitos trabalhistas e da previdência social.

Nesse sentido, somente pelo fato de pela primeira vez, depois de 4 rodadas, os patrões não discutirem retirar direitos, na avaliação da comissão representante dos trabalhadores  foi visto como um pequeno avanço, tendo em vista que não temos direitos adquiridos e sim negociados.

É necessário que todos fiquem atentos aos seus Sindicatos, mobilizados e conscientes das suas obrigações e participação.. Unidos Somos Fortes.