SINDICATOS SE UNEM CONTRA REFORMA TRABALHISTA E PREVÊM GREVE GERAL

Nesta quinta-feira (22), diversas frentes sindicais e movimentos sociais realizaram atos em ao menos 23 estados, além do Distrito Federal, contra propostas em discussão pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB).  O protesto "Nenhum Direito a Menos" reuniu trabalhadores de várias categorias, que protestaram em frente as portas das empresas, fizeram passeatas pelas ruas, ergueram faixas e se reuniram para preparar propostas para construção de uma greve geral no País.

Os sindicalistas querem que o governo adote medidas de estímulo à economia, como a redução da taxa de juros, e são contrários às mudanças na legislação trabalhista e na Previdência Social, pois são um retrocesso e vão na contramão dos direitos.

O governo do presidente Michel Temer elabora uma proposta para alterar as regras das aposentadorias para conter o rombo da Previdência Social, medida esta rechaçada pelo movimento sindical. Além da oposição às reformas, os líderes sindicais também criticaram a ampliação da terceirização para atividades-fim e mudanças na regra de exploração do pré-sal.

RIO DE JANEIRO

No Rio de Janeiro a mobilização reuniu centenas de pessoas que seguiram em passeata e encerraram o ato na Cinelândia. O ato foi marcado pela participação de movimentos de juventude, que realizaram performances e protestaram contra o projeto Escola Sem Partido.