SINDICATO DOS FRENTISTAS DE RIBEIRÃO PRETO APOIA PROJETO SOCIAL COM CRIANÇAS CARENTES

Para o país crescer, ser democrático e igual para todos é preciso investir em projetos sociais que abram os horizontes dos pequeninos e garantam uma qualidade de vida melhor para os brasileirinhos. O projeto “Nadando na Frente” desenvolvido na cidade de Ribeirão Preto incentiva mais de 350 crianças carentes a ter uma oportunidade no esporte. O programa, criado há 11 anos é financiado por parcerias entre empresas privadas, instituições sociais e pessoas físicas que apadrinham as crianças e ajudam na compra do material esportivo e no pagamento dos instrutores. Entre os padrinhos do projeto está o Sindicato dos Frentistas de Ribeirão.

O sindicato financia filhos de trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência. O projeto “Nadando na Frente” incentiva as crianças a estudarem. Para participar do projeto a criança deve frequentar, assiduamente, a escola e ter mais de 70% de presença nas aulas de natação. O projeto atende a crianças das redes municipal e estadual.

O presidente do Sindicato dos Frentistas, Joabe Valença de Oliveira, afirma que para o país se tornar próspero e justo é preciso construir um alicerce sólido e ético com as crianças, instruindo-as e educando-as através do esporte. Ele diz que a iniciativa do sindicato surgiu da necessidade de amparar as famílias onde as mulheres e os homens saem para trabalhar e as crianças ficam em casa sozinhas. “Ao praticar um esporte as crianças exercitam a cidadania, o companheirismo, a disciplina, a atenção e ficam longe da violência das ruas”, acrescenta Joabe.

INVESTINDO EM ATLETAS - Os atletas que se destacam no projeto participam de competições para o Polo de Natação da Universidade de Ribeirão Preto, (UNAERP), onde são federados e passam a competir em campeonatos estaduais e nacionais. Como é o caso do filho mais velho de Cecília Celestino Francelino, que com 18 anos, conquistou uma bolsa no curso de Engenharia Civil e um emprego na UNAERP. Ela tem mais dois filhos no projeto, um de 10 e outro de 11 anos e espera que eles sigam o caminho do irmão. “Eu sou muito grata ao projeto e ao sindicato que proporcionaram a realização desse sonho”, completa.

PATROCÍNIO - O valor mensal inclui o pagamento do professor, óculos, touca, sunga, materiais, cloro. Quem apoia o projeto ganha o Selo Social, autorizado pelo Ministério Público de São Paulo, que pode ser usado na marca da empresa, da embalagem e nota fiscal.Além desse apoio, o projeto conta com o benefício da Lei do Incentivo ao Esporte.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Fenepospetro