SINDICATO CONQUISTA AUMENTO REAL PARA A CATEGORIA

Depois de quatro rodadas de negociações, os frentistas de São Paulo chegaram a um acordo com representantes patronais e conquistaram aumento real. Os salários dos 100 mil trabalhadores de todo o Estado serão reajustados em 11,275%. Assim, o piso destes empregados passa para R$ 1.135,00 – valor que chega a R$ 1.475,50 com a inclusão de 30% referentes ao adicional de periculosidade.
A categoria também conquistou o vale refeição de R$ 16,00 por dia trabalhado, além d direito de receber uma cesta básica por mês com 30 quilos de alimentos. O vale transporte continua sendo fornecido com desconto de apenas 1% sobre o piso salarial.
O presidente do Sindicato dos Frentistas de Ribeirão Preto e Região, representando cerca de 5 mil trabalhadores considerou o acordo uma vitória, já que a campanha salarial deste ano foi difícil em razão da dificuldade econômica e do desemprego alegados pelos patrões. “Tivemos habilidade e serenidade para conquistar um acordo excelente, com aumento acima da inflação do período e num cenário de economia e política conturbado”, enfatizou Joabe Valença de Oliveira, presidente do Sindicato.
A convenção coletiva assinada com os empresários inclui ainda outros 15 sindicatos baseados no Estado. Para o tesoureiro da entidade, Vanildo Custódio de Souza, a união de toda a categoria  possibilitou esse aumento. “O reajuste é motivo de comemoração, até porque muito outros trabalhadores não conseguiram aumento nem para repor a inflação”, afirmou.