MTE AVALIA CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE FRENTISTAS A DISTÂNCIA

A segurança e a saúde dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência do estado do Rio de Janeiro voltam a ser tema de debate no Ministério do Trabalho e Emprego.

A implantação da NR 20, que estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde na atividade de manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis volta a ser tema de encontro, nesta terça-feira (27), na Superintendência do Trabalho e Emprego do RJ, no Centro da Cidade. Representantes do Sindicato dos Frentistas do RJ e dos patrões vão avaliar o método de ensino a distância, que vai substituir os cursos teóricos da NR 20.

A norma regulamentadora exige que todos os funcionários dos postos de combustíveis, independente da função, façam o curso de qualificação e de prevenção de acidentes. A capacitação requer a reciclagem do curso em determinados intervalos de tempo. As empresas alegam que encontram dificuldades para reaplicar o curso nos seus funcionários.

Para acabar com o impasse, representantes do SINPOSPETRO-RJ, do SINDCOMB e SINDESTADO (Sindicatos Patronais) e do Ministério do Trabalho elaboram um método, no qual os trabalhadores farão o curso teórico e prático no próprio ambiente laboral. Através de uma plataforma digital, os funcionários receberão todas as aulas referentes a segurança e saúde. As aulas práticas serão presenciais e ocorrerão no próprio posto.

Há dez meses, o presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, cobra do MTE uma solução para a implantação da NR 20, que entrou em vigor em março de 2012. Ele denuncia que muitos trabalhadores não fizeram o curso, apesar de terem obtido o certificado. Eusébio Neto diz que por se tratar de vidas humanas, a qualificação profissional nos postos de combustíveis é importante para segurança de toda a sociedade. “É preciso fazer uma campanha de conscientização com os empregados e donos de postos de combustíveis sobre os riscos pelo contato diário com produtos altamente tóxicos e inflamáveis’', conclui.

NR 20 IMPLANTAÇÃO

Levantamento feito pelo Ministério do Trabalho junto com o SINDCOMB, em dezembro do ano passado, mostrou que menos de 50% dos postos de combustíveis do município do Rio de Janeiro chegaram a aplicar os cursos teóricos e práticos NR 20 em seus funcionários. No estado, a situação é mais grave, já que não há uma estatística sobre o número de postos de combustíveis que implantaram a norma regulamentadora.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ